SÃO PAULO - As vendas de imóveis usados registraram a terceira queda seguida no estado de São Paulo. Em maio, o índice de vendas apurado pelo Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo) recuou 3,98% em relação a abril. Os meses de março e abril, respectivamente, tiveram retração de 32,78% e 7,76%.
O acumulado do ano até maio também foi negativo: as vendas de imóveis usados recuaram 21,75%. Para evitar o encalhe, os donos dos imóveis estão concedendo descontos de até 19,62%. O mês de maio registrou aumento dos descontos tanto nos preços de imóveis em bairros periféricos, quanto em bairros centrais das 37 cidades pesquisadas pelo Creci-SP. O desconto sobre o preço original pedido aumentou quase 20% em média, no caso dos imóveis de bairros na periferia e 6,07% nos centros das cidades. Nos bairros nobres, os proprietários deram desconto de 6,42%.
Além dos descontos, os preços têm diminuído em todo o estado. O Índice Creci-SP, que mede o desempenho dos preços de imóveis residenciais, fechou maio com resultado negativo de 4,45%. De janeiro a maio, o índice registra queda acumulada de 5,88% ante o mesmo período de 2013. Comparado com o ano passado, no entanto, os preços dos imóveis tiveram aumento de 17%.
“Os resultados não são bons, mas acompanham, até aqui, o movimento de retração geral na economia”, justificou o presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto. Ele mantém, porém, a expectativa de que o segundo semestre apresente resultados melhores. “É uma tendência natural do mercado, que esperamos que se mantenha neste ano”, afirma.
Fale agora via Whatsapp (85) 99971.5555