Telefones para Contato

Últimos Artigos » Samsung compra empresa para crescer no mercado de casas inteligentes

Publicado na Sexta, 15 de agosto de 2014, 20h34
Samsung compra empresa para crescer no mercado de casas inteligentes

A Samsung Electronics Co., que concorre com a Google Inc. e a Apple Inc. para ganhar presença na automação residencial, adquirirá a SmartThings, uma startup que fabrica aplicativos móveis para controlar remotamente dispositivos em casas.

Os termos do acordo não foram divulgados, e o blog de tecnologia Recode informou um preço de US$ 200 milhões. David Eun, diretor do Open Innovation Center da Samsung, disse que embora a empresa sul-coreana tenha uma tradição de desenvolver tecnologia internamente, seu grupo no Vale do Silício aumentaria suas aquisições.

"Estávamos procurando em muitos espaços diferentes empresas com uma visão similar à abordagem da Samsung", disse ele em entrevista por telefone.

A SmartThings traz à Samsung uma empresa com uma base de desenvolvedores em expansão, disse Eun. A SmartThings não fabrica os dispositivos; em vez disso, ela fornece o software que outras empresas podem usar para fazer com que dispositivos se comuniquem entre si. Por exemplo, chaves de casa que farão um smartphone vibrar se uma pessoa sair de casa sem elas, ou luzes que aumentarão ou diminuirão de intensidade se uma pessoa estiver no ambiente.

Eun não quis comentar quanto a Samsung pagou pela SmartThings.

Alex Hawkinson, fundador e CEO da SmartThings, disse em entrevista que a companhia vem negociando com a Samsung há cerca de dois meses. Ele decidiu fechar o acordo pela escala global da Samsung e pela oportunidade de integrar-se estreitamente aos smartphones da empresa.

Empresa independente

"Em poucas palavras, trata-se da escala", disse ele.

Ontem, numa publicação de blog, a SmartThings disse que vai operar como uma empresa independente dentro do Open Innovation Center da Samsung e que se mudará para uma nova sede em Palo Alto, Califórnia. Unir forças com a Samsung permitirá à SmartThings apoiar os maiores vendedores de smartphones, dispositivos e aplicativos, segundo a publicação no blog.

O acordo enfatiza o interesse de empresas de tecnologia maiores na chamada Internet das Coisas, que inclui eletrodomésticos com acesso à internet e equipamento industrial com conexão centralizada. Neste ano, a Google comprou a fabricante de termostatos inteligentes Nest Labs Inc. por US$ 3,2 bilhões. Em junho, a Apple exibiu o HomeKit, um conjunto de ferramentas para desenvolvedores para fazer com que o iPhone funcione nas chamadas casas inteligentes, controlando coisas como lâmpadas ou fechaduras pelo smartphone.

A SmartThings, fundada em 2012, arrecadou fundos através do Kickstarter, site de financiamento coletivo, e depois obteve financiamento de empresas de capital de risco, como a Greylock Partners, disse a companhia no seu site.

Eun disse que as casas conectadas se popularizarão muito no mundo inteiro nos próximos anos. "Não é ficção científica. É aqui e agora", disse ele.

Fale agora via Whatsapp (85) 99971.5555