Telefones para Contato

Últimos Artigos » Primeiro imóvel: veja 9 dicas para quem quer adquirir a casa própria

Publicado na Quinta, 24 de julho de 2014, 13h02
Primeiro imóvel: veja 9 dicas para quem quer adquirir a casa própria

SÃO PAULO – Alguns especialistas já dizem que o mercado está mais favorável para quem quer comprar imóveis do que há alguns meses e dados mostram que as vendas no setor estão caindo, assim como os preços.

Porém, independente da situação do mercado, quem está interessado em adquirir um imóvel precisa seguir alguns passos antes de confirmar a compra, pois se trata de um valor alto, que se não for bem planejado pode colocar em risco o orçamento da família.

O educador financeiro Reinaldo Domingos listou nove dicas para quem vai comprar um imóvel. Confira:

1- Planeje
Reúna a família e converse sobre o objetivo de comprar a casa própria. É nessa hora que se deve definir o lugar, possíveis valores as reais condições em que se encontra o orçamento.

2- Junte dinheiro
O melhor caminho para adquirir é poupar parte do dinheiro que se ganha. Faça uma simulação em alguns bancos de quanto custaria a prestação deste imóvel e comece a guardar em um investimento conservador como poupança, CDB ou tesouro direto.

3- Aluguel
Se você mora de aluguel, analise o valor da locação que está pagando e, se for o mesmo valor da prestação de um financiamento, poderá ser uma opção financiar o imóvel.

4- Financiamento
Lembre-se que o financiamento de um imóvel é considerado dívida de valor, por isso, deve ser protegida e garantida antes de sair pagando as despesas mensais.

5- Padrão de vida
Cuidado com o valor do imóvel que pretende comprar e veja se o seu valor adéqua-se a seu verdadeiro padrão de vida. Muitas vezes, não respeitamos nosso padrão, diz Domingos.

6- Emergências
Tenha sempre uma reserva estratégica, pois, em caso de qualquer eventualidade, você não deixará de honrar este compromisso.

7- Desequilíbrio financeiro
Caso não esteja conseguindo pagar a prestação da casa própria, é preciso rever imediatamente os gastos, em especial as pequenas despesas que, somadas, podem levar à falência.

8- Custos extras
Não se esqueça de que um novo imóvel demanda novos custos, como mobília nova, condomínio, taxas de transferência, entre outros. Por isso, leve em conta esses gastos na hora de fazer as contas.

9- Custo de vida
Outro ponto a ser levado em conta é o custo de vida da região na qual a família irá morar, afinal, este pode se elevar. Também se preocupe com gastos com transporte.

Fale agora via Whatsapp (85) 99971.5555