RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Zap Imóveis, maior portal imobiliário do país, vai expandir sua área de atuação para 20 cidades até setembro e ampliar o índice de preços de imóveis em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
A expectativa é de que o faturamento do portal cresça de 25 a 30 por cento em 2014, após ter alcançado 60 milhões de reais no ano passado, e de ter avançado em média 40 por cento ao ano nos últimos três anos, de acordo com o presidente-executivo do portal, Eduardo Schaeffer.
Segundo o executivo, o crescimento menor reflete a Copa do Mundo e as eleições, além de incertezas sobre o Plano Diretor de São Paulo, um dos principais mercados imobiliários do país. Um mercado imobiliário mais cauteloso em relação a lançamentos, no entanto, não tem impacto sobre os negócios.
"Quando o mercado está aquecido é ruim para mídia, pois os imóveis vendem sem anunciar, a gente precisa dos anúncios."
O plano de expansão da companhia vai aumentar sua área de atuação de seis cidades para 20 cidades até dezembro, cobrindo todas as regiões do país, com exceção do Norte.
"O Norte fica para uma segunda etapa que começa no início do ano que vem", afirmou o executivo, mencionando o potencial de cidades da região como Belém (PA) e Manaus (AM).
O novo índice FipeZap passará de 16 para cerca de 30 cidades e será divulgado a partir de setembro.
O site tem aproximadamente 450 mil anúncios, com audiência de 8 milhões de visitas ao mês. Segundo o executivo, a aposta em conteúdo, a exemplo do cálculo do indicador, em vez de somente classificados faz parte da estratégia de "ter qualidade para garantir um alto retorno".
A companhia se baseia na estratégia de grandes portais no exterior. Na segunda-feira, a Zillow concordou em comprar a Trulia por 3,5 bilhões de dólares em ações, num negócio que irá combinar os dois mais populares operadores de sites imobiliários dos Estados Unidos.
"Transações deste tamanho em negócios como o nosso mostram, de fato, que o mercado começa a enxergar capacidade bastante grande de geração de valor no negócio de Internet ligado ao setor imobiliário", disse o executivo.
A plataforma foi criada em 2001 e alguns anos depois foi comprada pelas Organizações Globo e o Estado de São Paulo. Em 2012, a Globo comprou a fatia do jornal que ainda não possuía.
(Por Juliana Schincariol; edição de Aluísio Alves)
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